menu #9

Olá, olá! Como estão, caros seguidores clientes? O chef espera que se encontrem bem, e capazes de degustar o próximo prato (melhor, a próxima série de pratos) que vos irão ser servidos. Desta vez, o presente não é uma montagem simples (nem uma elaborada), muito menos uma correção de imperfeições ou uma perninha de carpinteiro/designer de material de escritório (o chef acha que a ideia já está bem patente, por isso vai passar adiante...), mas sim um tratamento das cores de uma imagem, de modo a fazer sobressair as suas melhores qualidades (isto acaba por ser sempre um conceito subjetivo, maaaas... vejamos 🤨).

Em primeiro lugar, o chef recorreu a uma imagem da arcada da cidade - bonita, mas bem longe do seu potencial total -, e trabalhou-a ao máximo até obter um produto de elevada qualidade. O tratamento realizado baseou-se numa delimitação entre o céu (colocado a um artístico preto e branco através da duplicação da camada inicial, da aplicação de um canal alfa e da seleção e posterior deleção dos edifícios, colocando depois a saturação da camada a 0, de modo a atingir o efeito pretendido), contrastando com o aumento da intensidade da cor dos edifícios através do ajuste da saturação de modo a fazer sobressair as cores que, antes, se encontravam bastante esbatidas. 


Imagem inicial

 
Imagem final


De seguida, o nosso chef encaminha-vos para um prato com uma premissa idêntica, mas que este achou ser suficientemente bom para incluir no menu que vos é trazido. A foto em questão foi tirada em Genebra, na Suíça (apesar de poder, pelo aspeto, ter sido tirada na Buraca ou em qualquer outro lugar, uma vez que não há nenhum traço distintivo xb 🤷). À semelhança do prato anterior, também este beneficiou de um tratamento a preto e branco, mas desta vez não foi necessário duplicar nenhuma camada, tendo sido apenas selecionada a bolha de sabão e aplicada uma diminuição da saturação, de modo a resultar no contraste pretendido.


Imagem inicial

 
Imagem final

Continuando o périplo pelo nosso menu, o chef realizou também uma breve incursão enquanto fotógrafo de concertos, aplicando desta vez uma alteração da matiz a uma foto tirada num dos concertos do Manel Cruz na Casa da Música (e, sim, o chef tem noção de que esta é a terceira referência realizada ao músico, mas este é o espaço um dos espaços que dão voz àquilo que o chef tem para dizer, portanto é lidar). O tratamento desta imagem recaiu sobre a alteração da matiz, alterando a cor bege do fundo para um magenta que, convenhamos, cria um ambiente muito mais incrível (para além de chef, fotógrafo de concertos e mais mil e uma ocupações, o chef é também técnico de luz. top). 

Imagem inicial

Imagem final

Por fim, a única imagem que consta deste menu que foi retirada da internet (ah pois, aqui usa-se é produção local xb) é da bela cidade de Aveiro. Para tratar esta imagem, foi aplicada uma série de alterações com vista a melhorar a aparência da composição. Inicialmente, o chef aumentou o contraste e diminuiu ligeiramente o brilho da imagem de modo a atingir um efeito mais intenso e «concentrado» no que toca à cor da mesma, o que resulta numa maior imersão no ambiente representado. Para além disso, foi também realizado um aumento da saturação, de modo a amplificar a intensidade das cores, representando assim o imaginário colorido que é apanágio da cidade de Aveiro e, mais especificamente, da zona da Ria. 


Imagem inicial

Imagem final


Por agora é tudo, o chef deseja-vos um ótimo dia mundial da criança (imaginem agora porque será ;)).

Comments

prato mais degustado

menu #6

só mais uma, só mais uma... (menu #12)

menu #7